terça-feira, 24 de março de 2009

As Pipas de Sr. Gerson


Sabe quando um momento passado te pega de surpresa e te desarma, colocando seus olhos em lágrimas repentina. Pois é, essa é a sensação que tive 10 minutos atrás. Lembrei quando criança as artes de fazer pipas. Nunca fui um exímio " artista" em fazer pipas, mas com certeza um excelente apreciador de artes populares. Criar papagaios,ráias sei lá, o nome era dado a depender da região, e na cidade onde nasci e aprendi a empinar, era pipa. E isso o amigo do meu avô era o mestre. Tinha de várias cores e formas, e o engraçado que muito dos meus amigos não chamavam de pipa e sim de BACALHAU , era estranho mas, tudo bem.
Colocar no ponto mais alto do céu, batizar a linha ( nome dado quando o carritel não tinha mas linha pra soltar),cortar, fazer rabada, trocar por gude, fazer rolo era um barato. Sem falar nos gritos histéricos de minha mãe mandando eu estudar, e eu na fome empinando a pipa com cores do cárcara em pleno sol do agreste.
Obrigado Sr.Gerson, obrigado por fazer parte da minha infancia com a simples arte de fazer PIPAS, com a simplicidade de juntar taliscas, papel de ceda, cola e linha. Obrigado meu velho, que Deus o tenha e te abençoe.